SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número34O advento das ciências liceais: materialidade e programasO movimento da matemática moderna nos boletins da Sociedade Paranaense de Matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

COSTA, David Antonio da. Aritmética escolar pelos livros didáticos dos Grupos Escolares de São Paulo: fim do século XIX e início do século XX. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2011, vol.11, n.34, pp.731-750. ISSN 1981-416X.

Este texto apresenta algumas considerações acerca do ensino de Aritmética no ensino primário no período final do século XIX, início do século XX no estado de São Paulo1. O instrumental teórico-metodológico utilizado tem origem nos estudos históricos culturais, em particular, no campo da História das Disciplinas Escolares elaborado por André Chervel. Esta pesquisa foi realizada tomando como fontes privilegiadas os livros didáticos de Aritmética que circularam naquele período. Foram selecionados quatro títulos que ilustram alguns aspectos metodológicos e concepções do ensino da Aritmética. Nas considerações finais, são evidenciadas as características do ensino intuitivo que esteve presente na proposta inicial dos grupos escolares de São Paulo.

Palavras-chave : Aritmética; Ensino Primário; Livros Didáticos; Educação Matemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )