SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número34O movimento da matemática moderna nos boletins da Sociedade Paranaense de MatemáticaUma reforma face ao teste das realidades: o caso das "matemáticas modernas" na França dos anos 1970 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

LIMA, Geraldo Gonçalves de  e  GATTI JUNIOR, Décio. O lugar e a forma tomada pela disciplina história da educação nos currículos de formação de professores (1927-1971). Rev. Diálogo Educ. [online]. 2011, vol.11, n.34, pp.769-788. ISSN 1981-416X.

Trata-se da análise do processo de surgimento e de consolidação da disciplina História da Educação no currículo da Escola Normal brasileira, com exame particular da situação vivenciada em Minas Gerais, no intervalo compreendido entre a Reforma Francisco Campos (1927/1928), estadual, e a Reforma de 1º e 2º graus (Lei 5.692/1971), federal. Entre outras disciplinas, a História da Educação passa a integrar o curso normal por meio das reformas de Francisco Campos para atender às necessidades de sistematização da formação de professores primários. O perfil programático e as finalidades da disciplina História da Educação são demarcados na forma de decretos presidenciais que assimilam os avanços dos estudos pedagógicos e das ciências da educação sob influência dos ideais escolanovistas. A disciplina História da Educação atende não apenas à formação conteudista, mas também às questões metodológicas de ensino. Na década de 1940, sob a influência das medidas adotadas por Gustavo Capanema, são publicadas as Leis Orgânicas do Ensino. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação 4.024/1961 somente será promulgada após um longo período de discussão sobre o seu anteprojeto, marcado pelas controvérsias entre grupos oponentes, sobretudo aqueles ligados aos movimentos pela escolarização pública, assim como os representantes da iniciativa privada, destacadamente os católicos. As reformas educacionais, durante o período do Regime Militar, transformam o 2º grau em habilitações profissionalizantes obrigatórias, inclusive a formação de professores voltados para a atuação nos níveis iniciais da escolarização, sendo então criada, entre outras, a "Habilitação Específica para o Magistério" (Lei 5.692/1971).

Palavras-chave : História Disciplinar; Currículo; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )