SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número34Uma reforma face ao teste das realidades: o caso das "matemáticas modernas" na França dos anos 1970Prática de ensino e estágios supervisionados: da observação de modelos à aprendizagem da docência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

RIBEIRO, Márcio Willyans. Origens da disciplina de Geografia na Europa e seu desenvolvimento no Brasil. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2011, vol.11, n.34, pp.817-834. ISSN 1981-416X.

O presente artigo se refere à investigação desenvolvida pelo autor deste sobre a descoberta do estado do conhecimento quanto aos estudos em história da educação sobre a disciplina escolar de Geografia. Em decorrência das leituras, inúmeras informações foram descobertas a partir das fontes bibliográficas consultadas. O período abordado compreende desde a origem como disciplina escolar, na Europa do século XIX, até o contexto da década de 1980 no Brasil. O principal propósito é partilhar reflexões com outros pesquisadores interessados no tema, a partir dos subsídios presentes nas obras de referência. Os autores utilizados são estudiosos da epistemologia da geografia e/ou da história das disciplinas escolares.

Palavras-chave : Geografia; Disciplinas Escolares; Ensino de Geografia; História Cultural.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )