SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número34Produção de material didático para o ensino de História: uma experiência de formaçãoEstratégias de leitura usadas por alunos de graduação e mestrado de educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

TEIXEIRA, Edival Sebastião  e  ANTUNES, Letícia Cristina. Casas familiares rurais e desempenho escolar: um estudo na região sudoeste do Paraná. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2011, vol.11, n.34, pp.951-969. ISSN 1981-416X.

O artigo resulta de pesquisa ampla que teve por objetivo compreender a relação entre a educação do campo, na perspectiva da pedagogia da alternância praticada pelas casas familiares rurais da região sudoeste do Paraná, e o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. Neste texto são priorizados dois aspectos da pesquisa: a relação das casas familiares com a escola pública e uma caracterização dos seus corpos docentes, sobretudo, em relação à formação e tempo de experiência profissional com a pedagogia da alternância e possíveis repercussões de ambos os aspectos no desempenho escolar dos seus alunos. Os dados foram obtidos mediante entrevista, questionários e observação. Os resultados sugerem que essas instituições se consolidaram como alternativa para a educação escolar dos filhos de pequenos agricultores, ainda que tenham problemas de natureza administrativa que dificultam muito a manutenção de um corpo docente estável, seja em função do vínculo precário da maioria dos professores da rede estadual, seja em função da rotatividade dos monitores causada por questões salariais.

Palavras-chave : Casa Familiar Rural; Pedagogia da Alternância; Desempenho Escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )