SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número34Casas familiares rurais e desempenho escolar: um estudo na região sudoeste do ParanáEducação do campo: materialidade da luta e signos discursivos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

PULLIN, Elsa Maria Mendes Pessoa. Estratégias de leitura usadas por alunos de graduação e mestrado de educação. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2011, vol.11, n.34, pp.971-996. ISSN 1981-416X.

A leitura é um dos elementos essenciais para o exercício do ofício do aluno universitário. As metodologias mais comuns nos cursos de ensino superior pressupõem que o aluno nesse nível de escolarização disponha de uma metodologia individual e eficiente de leitura realizada com o objetivo de estudo. Com este trabalho teve-se o intuito de diagnosticar e comparar a freqüência de uso de estratégias de leitura, consideradas fundamentais, quando esta é realizada para estudar. A escala de estratégias de leitura, traduzida e adaptada por Kopke Filho, foi o instrumento utilizado para a coleta de informações. Os dados foram coletados com dois grupos de alunas: um de um curso de Pedagogia (n = 10) e outro de um Mestrado em permitem concluir que poucas são as diferenças estatisticamente significativas quanto à freqüência de uso das estratégias de leitura por parte das participantes de cada grupo. Os resultados foram analisados e contrastados com os verificados em estudos anteriores, bem como assinalada a importância de os professores, em quaisquer que sejam os níveis de ensino em que atuem, estarem atentos e ensinarem modos de ler eficientes a seus alunos.

Palavras-chave : Leitura; Estratégias de Leitura; Ensino Superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )