SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número34Educação do campo: materialidade da luta e signos discursivos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

GALVAO, Afonso; PERFEITO, Cátia  y  MACEDO, Ricardo. Desenvolvimento de expertise: um estudo de caso. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2011, vol.11, n.34, pp.1015-1033. ISSN 1981-416X.

Nesta pesquisa qualitativa de caráter exploratório, objetivou-se investigar as trajetórias de aprendizagem que levaram um indivíduo a se tornar expert em uma área de conhecimento, à luz das teorias sobre expertise. Buscou-se pesquisar se o processo de desenvolvimento vivenciado coincidia com os fatores apresentados na literatura como determinantes para o alcance da expertise, tais como: condições ambientais favoráveis, estudo individual deliberado, personalidade e aspectos motivacionais. O instrumento metodológico utilizado foi a entrevista semiestruturada. Foi entrevistado um expert, cujo domínio de expertise é a avaliação da aprendizagem. Os resultados sugerem que o participante contou com um ambiente estimulador desde a infância e apresentou forte motivação pessoal para permanecer na área por longo prazo. Aspecto diverso ao apresentado na literatura, que emergiu na pesquisa, diz respeito aos momentos iniciais do desenvolvimento da expertise, em que há indicações de que críticas desfavoráveis, na verdade, estimularam o envolvimento com a área.

Palabras clave : Desenvolvimento; Expertise; Estudo Deliberado.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )