Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Diálogo Educacional
versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X
Resumen
GALVAO, Afonso; PERFEITO, Cátia y MACEDO, Ricardo. Desenvolvimento de expertise: um estudo de caso. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2011, vol.11, n.34, pp.1015-1033. ISSN 1981-416X.
Nesta pesquisa qualitativa de caráter exploratório, objetivou-se investigar as trajetórias de aprendizagem que levaram um indivíduo a se tornar expert em uma área de conhecimento, à luz das teorias sobre expertise. Buscou-se pesquisar se o processo de desenvolvimento vivenciado coincidia com os fatores apresentados na literatura como determinantes para o alcance da expertise, tais como: condições ambientais favoráveis, estudo individual deliberado, personalidade e aspectos motivacionais. O instrumento metodológico utilizado foi a entrevista semiestruturada. Foi entrevistado um expert, cujo domínio de expertise é a avaliação da aprendizagem. Os resultados sugerem que o participante contou com um ambiente estimulador desde a infância e apresentou forte motivação pessoal para permanecer na área por longo prazo. Aspecto diverso ao apresentado na literatura, que emergiu na pesquisa, diz respeito aos momentos iniciais do desenvolvimento da expertise, em que há indicações de que críticas desfavoráveis, na verdade, estimularam o envolvimento com a área.
Palabras clave : Desenvolvimento; Expertise; Estudo Deliberado.