SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número35Quinze anos da filosofia da educação na ANPEd: balanços e desafios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

LIMA, Márcio Antônio Cardoso. Experiência com o ensino de Filosofia, por meio da pesquisa-ação, com professores da Diretoria Regional de Ensino da cidade de Miracema do Tocantins - TO. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.35, pp.253-275. ISSN 1981-416X.

Após a realização de pesquisa (LIMA, 2010), propus-me uma investigação prática, por meio da pesquisa-ação, com os professores de Filosofia da Diretoria Regional de Ensino da cidade de Miracema do Tocantins, TO. Essa atividade prática, com duração de dois anos, iniciou-se no segundo semestre de 2008, em curso de extensão intitulado: Leitura e prática educativa: experiências com o ensino de Filosofia, com os seguintes objetivos: (i) analisar a problemática da leitura com professores(as)/trabalhadores(as) de Filosofia do ensino médio da Diretoria Regional de Ensino da cidade de Miracema do Tocantins, TO; (ii) pôr em prática, a temática da leitura a partir de textos filosóficos, em concomitância, aprofundamentos teóricos e, (iii) indicar o valor da experiência da leitura na prática educativa e suas implicações no cotidiano. Desse trabalho, saliento a necessidade da formação continuada, já que grande parte dos professores no Estado do Tocantins atua fora de área, em confirmação de pesquisa já realizada, que constatou que o trabalho com a Filosofia é, simplesmente, para complementação de carga horária. Em colaboração, a universidade desempenha um papel importante, principalmente em cursos de extensão que tenham como olhar determinado aspecto para o trabalho com a Filosofia. Em nosso caso, priorização do estudo dos textos filosóficos, em que os professores foram capazes de perceber que têm muita dificuldade no referente à leitura, porém, se dispõem ao enfrentamento de eventuais empecilhos, desde as dificuldades subjetivas de compreensão até aquelas que são de natureza objetiva.

Palavras-chave : Ensino; Filosofia; Pesquisa-Ação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )