SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número37Mediações da formação do professor pesquisador nos Endipes da década de 1980El oficio de enseñar: sobre el quehacer, el saber y el sentir de los docentes argentinos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

ROMANOWSKI, Joana Paulin. Apontamentos em pesquisas sobre formação de professores: contribuições para o debate. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2012, vol.12, n.37, pp.905-924. ISSN 1981-416X.

O presente texto realiza uma análise sobre estudos, investigações e debates realizados por grupos de pesquisa que abordam a formação de professores. Desde a década de 1980, são realizados exames sobre as pesquisas na área de formação de professores, mapeando as tendências quanto aos assuntos e metodologia de investigação, indicando prioridades, bem como a configuração do campo, considerando teses, dissertações e trabalhos apresentados em eventos. Neste artigo são consideradas as produções coletivas como os simpósios, seminários e estados da arte em torno da pesquisa em formação de professores indicando convergências, recorrências; evidenciando apontamentos sobre o debate da pesquisa sobre o tema.

Palabras clave : Pesquisa em Formação de Professores; Estados da Arte; Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )