SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número38Formação de professores: a construção da docência e da atividade pedagógica na Educação SuperiorFormação de professores mediada por tecnologias educacionais em rede: contribuições da perspectiva sócio-histórica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

FERREIRA, Jacques de Lima; CARPIM, Lucymara  y  BEHRENS, Marilda Aparecida. O professor universitário construindo conhecimentos inovadores para uma prática complexa, colaborativa e dialógica. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2013, vol.13, n.38, pp.69-84. ISSN 1981-416X.

As considerações e reflexões abordadas neste artigo são resultantes da pesquisa de abordagem qualitativa, tipo estudo de caso, realizada com 15 professores que atuam em uma faculdade da cidade de Curitiba que desenvolve cursos superiores tecnólogos, e teve como objetivo identificar a metodologia de ensino adotada pelos docentes em suas práticas pedagógicas, e se investem em sua formação continuada, tendo em vista os desafios educacionais postos para os profissionais que trabalham com a docência neste novo século. O processo investigativo considerou nas discussões os desafios demandados pela adoção de um fazer educacional inovador, dialógico e cooperativo que, de maneira participativa e crítica, precisa da adoção de estratégias que estimulem a criatividade, a construção e a reconstrução de saberes significativos. Nesse contexto inovador, o docente precisa levar em conta a prática social, política e econômica. Assim, o professor precisa adotar um novo paradigma da complexidade (MORIN, 2000, 2001, 2009), no qual o processo educativo e metodológico exige a postura proativa no sentido de investir em seu desenvolvimento profissional contínuo, em especial, os relacionados às práticas pedagógicas, usando os recursos tecnológicos em benefício de uma ação docente mediadora e colaborativa, consolidando seu papel de professor transformador, construtor e agente de mudanças.

Palabras clave : Docência Universitária; Prática Pedagógica; Metodologia de Ensino; Tecnologia; Formação Continuada.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )