SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número38As redes sociais como forma de compartilhamento de recursos educacionais abertos no ensino superiorE-group: uma estratégia para o desenvolvimento profissional de professors índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

OLIVEIRA, Eloiza da Silva Gomes de  e  SANTOS, Lázaro. Tutoria em educação a distância: didática e competências do novo “fazer pedagógico”. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2013, vol.13, n.38, pp.203-223. ISSN 1981-416X.

A Educação a Distância destaca-se no contexto educacional atual. A pesquisa que deu origem a este artigo, realizada pelo Laboratório de Estudos da Aprendizagem Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, investigou o processo de tutoria do curso de Pedagogia a distância dessa Universidade. Procuramos conhecer as dificuldades encontradas e as competências necessárias para o exercício da tutoria. A necessidade da construção de uma Didática para cursos não presenciais levou-nos a estudar os processos que ocorrem no interior das práticas pedagógicas virtuais, objetivando aprimorar os processos de ensino e aprendizagem. Diante desse quadro, verificamos que muitos tutores ou docentes à frente do cenário da educação a distância não tiveram na sua formação experiências em tal modalidade. Quando se veem trabalhando nesse ambiente, configura-se um campo de novas descobertas e desafios, mas com o enfrentamento de algumas dificuldades. Os tutores que entrevistados destacaram o desenvolvimento de competências tutoriais como forma de superar tais dificuldades. Portanto, é na tensão entre as dificuldades e as competências dos tutores que acontece o surgimento do novo fazer pedagógico necessário à educação a distância.

Palavras-chave : Tutoria; Educação a Distância; Didática; Competências Docentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )