SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número38Compreensão da leitura em espanhol por aprendizes brasileirosO lugar da educação (escolar) na sociologia de Pierre Bourdieu índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

CARMINATI, Celso João. Formação e didática do ensino da filosofia. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2013, vol.13, n.38, pp.369-384. ISSN 1981-416X.

Neste texto, apresento alguns aspectos em torno das discussões sobre a formação de professores de Filosofia e os desafios do ensino dessa disciplina para alunos de nível Médio. Essas questões vêm ocupando o cenário curricular, além da agenda para professores e pesquisadores, nas últimas décadas, principalmente sobre a sua obrigatoriedade. Neste texto, retomo algumas leituras que considero importantes para essa discussão, pois me remetem a pensar as relações entre os conteúdos ensinados na disciplina, as aprendizagens e os seus desafios metodológicos. Assim, outros aspectos importantes no âmbito da transposição didática exigem que se repensem seus conteúdos, as estruturas de formação e o campo de construção de conhecimentos. Por fim, os aspectos específicos do debate filosófico entre o ensinar Filosofia ou ensinar a filosofar são forçosamente centrais na discussão que elegi para este texto.

Palavras-chave : Formação; Ensino de Filosofia; Didática; Filosofar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )