SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número39Garantia de direitos e diálogo com a diversidade no cotidiano escolar da educação básicaSentidos e significados da educação inclusiva: o que revelam os profissionais do Centro de Capacitação em Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA/Canoas) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

SUFICIER, Darbi Masson; MUZZETI, Luci Regina  y  REINA, Fábio Tadeu. Trajetória social de alunos de um curso pré-vestibular popular. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2013, vol.13, n.39, pp.629-649. ISSN 1981-416X.

O objetivo da pesquisa que originou este artigo foi analisar a trajetória social de alunos e alunas de um curso pré-vestibular popular e verificar suas expectativas sobre o Ensino Superior. Foram utilizados na coleta dos dados questionário com questões abertas e fechadas e entrevista semiestruturada, elaborados com base nos modelos utilizados por Muzzeti (1997). Os dados foram analisados a partir da elaboração de quadros temáticos. Apoiada nas pesquisas realizadas por Pierre Bourdieu (1997, 2007), essa pesquisa concluiu que os estudantes entendem que a escolarização é, além de uma alternativa viável na busca pela ascensão social, a redentora dos males sociais. A escolha da profissão pela crença no talento natural ou por um dom divino gera expectativas que atestam o desconhecimento do sistema de ensino pelos estudantes e por seus pais, o que é reforçado pela crença na igualdade de oportunidades.

Palabras clave : Trajetória Social; Curso Pré-Vestibular Popular; Habitus.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )