SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número41Pesquisa etnográfica com crianças pequenas: reflexões sobre o papel do pesquisadorNarrativas e atividade docente: perspectivas e desafios metodológicos para a pesquisa em educação e formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

CORDEIRO, Ana Paula  e  PENITENTE, Luciana Aparecida de Araujo. Questões teóricas e metodológicas das pesquisas com crianças: algumas reflexões. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2014, vol.14, n.41, pp.61-80. ISSN 1981-416X.

Pensar a pesquisa com crianças, dando vez e voz a elas é uma discussão que se faz ainda recente. Com o intuito de estabelecer algumas reflexões em torno das questões teóricas e metodológicas das pesquisas com crianças esperamos, com esse artigo dar visibilidade a pressupostos teóricos de autores que se preocupam em colocar a criança e a infância no centro do processo de pesquisa. Contribuindo com essa discussão, esse texto será dividido em três momentos: inicialmente trazemos algumas contribuições da Sociologia da Infância e das diversas áreas do conhecimento para pensar a pesquisa com crianças. Num segundo momento, nos propomos a discutir alguns métodos e procedimentos que podem favorecer o desenvolvimento das pesquisas com crianças. Ao traçar a evolução histórica relacionada às pesquisas com crianças e resgatar a concepção de infância e de criança enquanto ser ativo e produtor de cultura, nos dirigimos para o terceiro momento do trabalho, apresentando alguns resultados e conclusões desse estudo, que podem orientar o nosso olhar na busca de instrumentos de pesquisas capazes de captar o que as crianças pensam, sentem e constroem no mundo em que vivem e convivem.

Palavras-chave : Educação; Infância; Criança; Pesquisa com Crianças; Questões Teóricas e Metodológicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )