Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
CARTAXO, Simone Regina Manosso e MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Licenciaturas e anos iniciais da educação básica: Uma interlocução necessária na formação de professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2014, vol.14, n.42, pp.327-342. ISSN 1981-416X.
Resumo O artigo tem como objetivo analisar a interlocução dos cursos de licenciatura com os anos iniciais da Educação Básica na formação inicial de professores, a partir de uma pesquisa documental em cursos de licenciatura e entrevistas com professores formadores. A pesquisa, de abordagem qualitativa e fundamentada na dialética materialista histórica, toma como eixo epistemológico a concepção de teoria como expressão da prática, conforme Bernardo (1992), Castoriadis (1985), Martins (1996), Santos (1992) e Thompson (2009). O texto traz a elaboração de princípios orientadores, que são a expressão da prática dos formadores na busca dessa interlocução necessária entre a licenciatura e os anos iniciais da Educação Básica. Tais princípios poderão servir de base para se pensar uma licenciatura alfabetizadora.
Palavras-chave : Licenciatura Alfabetizadora; Escola Básica; Formação do Professor.