SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número42A consolidação de grupos de aprendizagem em projeto de formação continuadaEvasão ou permanência na profissão: Políticas educacionais e representações sociais de professores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

OURIQUE, Maiane Liana Hatschbach  y  OURIQUE, João Luis Pereira. Diferentes olhares sobre a docência: De qual professor estamos falando?. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2014, vol.14, n.42, pp.477-499. ISSN 1981-416X.

Resumo Este trabalho visa repercutir algumas imagens de professor propagadas nos discursos atuais da educação, enfocando as expectativas e demandas que corroboram para compor diferentes figuras docentes. Por um lado, as políticas públicas valem-se de um imaginário social da profissão para associar a qualidade na educação à competência profissional docente. Por outro, os diferentes registros do cotidiano educacional brasileiro mostram a miserabilidade material e pedagógica do trabalho do professor. A partir do tensionamento entre esses dois pontos, indaga- se sobre quais concepções de racionalidade e formação respaldam os discursos normativos da docência. Ainda, essas imagens-modelo de professor conseguem enfrentar de forma efetiva as problemáticas da escola contemporânea? À luz das dimensões formativas da Teoria Crítica, este estudo dá especial atenção aos escritos de Theodor Adorno, realizando uma leitura hermenêutica do espaço configurado entre o proposto e o desenvolvido no campo da docência.

Palabras clave : Formação; Docência; Políticas; Imagens; Professor.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )