SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número42Formação de professores: As diretrizes nacionais e o poder localCuánto más sepan ¿mejor? Escuela y salud sexual y reproductiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

SILVA, Rejane Dias da; DIAS, Adelaide Alves  y  PIMENTA, Sonia de Almeida. Profissionalidade e formação docente: Representações sociais de professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2014, vol.14, n.42, pp.549-568. ISSN 1981-416X.

Resumo Este estudo analisa a representação social sobre a formação docente de professores da rede pública estadual de Pernambuco. Partimos do pressuposto de que as representações sociais podem contribuir para desencadear práticas educativas e possibilitar o acesso a seu conhecimento. Foram aplicados questionários de associação livre e associação dirigida a 80 professores de 20 escolas de ensinos Fundamental e Médio. Identificamos o campo semântico das representações sociais dos professores e os elementos que constituíam o núcleo central. Os resultados revelaram que as representações sobre a formação circulam em torno das categorias pedagógica, acadêmica e profissional. A categoria profissional foi insignificante no campo das representações dos sujeitos investigados. O núcleo central dessas representações se organiza em torno da dimensão acadêmica. As representações da formação são ancoradas na categoria acadêmica indicando a forte influência da formação inicial em cursos de licenciatura, apesar de terem sido encontrados indícios de mudanças consubstanciadas na ênfase na categoria pedagógica encontrada nas representações dos professores.

Palabras clave : Profissionalidade Docente; Representações Sociais; Prática Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )