SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número43Educação, cultura e infância no Parque Infantil paulistano (1947-1957)A criança e o brincar como experiência de cultura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SPREA, Nélio Eduardo  e  GARANHANI, Marynelma Camargo. A criança, as culturas infantis e o amplo sentido do termo brincadeira. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2014, vol.14, n.43, pp.717-735. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.043.DS04.

Este texto apresenta conceitos e propõe reflexões sobre a relação entre as brincadeiras infantis produzidas no cotidiano da escola, em momentos de recreio, e os elementos sociodinâmicos que contextualizam a cultura das crianças. Os significados dos termos jogo, brinquedo e brincadeira são analisados e contrastados, tendo em vista a ação lúdica produzida pela experiência da criança que brinca. Com base nos estudos de Florestan Fernandes (2004), são assinaladas as formas de socialização implicadas na atividade lúdica dos grupos infantis, a função de transmissão cultural exercida pelas brincadeiras e a dimensão criativa do brincar, que faz das crianças agentes de sua socialização e produtoras de culturas infantis.

Palavras-chave : Criança; Cultura Infantil; Brincadeira.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )