SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número43A criança e o brincar como experiência de culturaA Literatura Infantil como disciplina na formação de professores e na cultura escolar - 1940-1950 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

SILVA, Eliza M. P. da  y  ANDRADE, Daniela B. da S. F.. Cidade como metáfora de si: representação socioespacial de Cuiabá-MT segundo a criança. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2014, vol.14, n.43, pp.759-779. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.043.DS06.

Este artigo propõe uma discussão sobre a relação da criança com a cidade, mediante análise compreensiva do discurso associado ao mapa da cidade construído pela criança participante, com o objetivo de refletir sobre aspectos de sua constituição identitária nessa relação. A análise das significações se orienta pela articulação entre a Teoria Histórico-Cultural (VIGOTSKI, 2009, 2010) e a Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2003), esta última no diálogo com os estudos de Jodelet (1982, 2001). Os estudos de Tuan (1980, 1983) sobre a noção de lugar, topofilia e topofobia também integram o referencial teórico, que, em seu conjunto, possibilita compreender a relação entre criança e cidade como aspecto importante para o desenvolvimento infantil. O procedimento metodológico adotado para a apreensão da representação socioespacial deu-se pelo recolhimento do desenho da cidade, inspirado na proposta dos mapas cognitivos (ALBA, 2011), acompanhado de entrevista semiestruturada com uma criança de uma escola municipal de Educação Básica de Cuiabá, MT. A análise da entrevista e do mapa da cidade orientou-se pela perspectiva compreensiva do discurso e revelou que a representação socioespacial da cidade de Cuiabá é influenciada por valores, vivências e afetos da criança, estando presentes elementos de suas particularidades, mas que também são frutos de relações estabelecidas socialmente. Além disso, nota-se que os lugares do afeto permeiam o processo de formação identitária da criança, aspecto que permite anunciar que, em alguma medida, a cidade é tomada como metáfora de si.

Palabras clave : Representação Socioespacial; Cidade; Mapa Cognitivo; Infância.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )