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Revista Diálogo Educacional

versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

GERMINARI, Geyso Dongley. O desenvolvimento do pensamento histórico na Educação Infantil: possibilidades do trabalho com arquivos familiares. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2014, vol.14, n.43, pp.805-819. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.043.DS08.

O artigo problematiza o uso de documentos históricos de arquivos familiares como camino para o desenvolvimento do pensamento histórico de crianças na Educação Infantil. Ele está inserido no campo de pesquisa do ensino de História denominado Educação Histórica, que analisa o processo de ensino e aprendizagem com base na epistemología da história. A relação entre Educação Infantil e Educação Histórica está referenciada na teoria da consciência histórica do filósofo da história JörnRüsen e nas pesquisas sobre ensino e aprendizagem histórica para crianças, desenvolvidas pela pesquisadora Hilary Cooper. As reflexões apresentadas são parte do projeto de pesquisa "O Pensamento histórico de jovens e crianças de escolas localizadas no município de Irati-PR", desenvolvido no Departamento de História da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Câmpus Irati. Como resultado de maior relevância, aponta-se a possibilidade da aprendizagem histórica no âmbito da Educação Infantil, por meio do trabalho sistemático com fontes históricas oriundas de arquivos familiares.

Palabras clave : Educação Infantil; Pensamento Histórico; Arquivos Familiares..

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