SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número44Avaliação dos professores no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)Climas de formação: construção de um quadro conceitual adequado ao estudo da formação de profissionais na educação superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

GISI, Maria Lourdes  e  ENS, Romilda Teodora. Políticas de acesso à educação superior: por que avaliar?. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2015, vol.15, n.44, pp.173-193. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.044.DS08.

Neste trabalho, busca-se discutir a avaliação de políticas públicas e como se apresentam os estudos na literatura contemporânea sobre essa temática, e, nesse contexto, investigar a avaliação das políticas de acesso à educação superior. A importância de estudos sobre avaliação de políticas, em especial, as de natureza social, está no fato de que é justamente a avaliação que permite uma prestação de contas do governo à população, o que significa que é um processo necessário para a democracia. Buscou-se, ainda, identificar em teses e dissertações (2011-2012), no banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a frequência de trabalhos referentes à avaliação das políticas de acesso à educação superior. A partir do estudo realizado, pode-se concluir que as pesquisas sobre avaliação de políticas públicas, de modo geral, ainda são incipientes, e, no que se refere às políticas de acesso à educação superior, embora exista uma produção significativa sobre a temática, o foco está voltado para análise das formas de acesso e permanência na educação superior de diferentes grupos sociais e diferentes programas. São poucos os estudos realizados na área da educação que investigaram, especificamente, a avaliação das políticas de acesso, constituindo-se ainda em um campo de pesquisa pouco explorado.

Palavras-chave : Avaliação; Políticas Educacionais; Acesso à Educação Superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )