SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número44Climas de formação: construção de um quadro conceitual adequado ao estudo da formação de profissionais na educação superiorPrecarização do trabalho: a funcionalidade da educação profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

MARQUES, Luciana Pacheco; OLIVEIRA, Cristiane Elvira de Assis  e  MONTEIRO, Sandrelena da Silva. Os usos dos tempos no cotidiano escolar. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2015, vol.15, n.44, pp.223-243. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.043.AO02.

Nossa trajetória no núcleo de estudos e pesquisas nos levou a trabalhar com as diferenças como formas concretas da existência, rompendo com a dicotomia paradigmática do normal versus anormal. Uma das linhas de pesquisa do núcleo tem como pano de fundo o deslocamento do dado do universal da Modernidade para o do múltiplo da Atualidade, por meio da análise das categorias conhecimento, tempo, espaço e sujeito. Particularmente, neste grupo, pesquisamos os usos dos tempos no cotidiano escolar. Realizamos a pesquisa no/do/com o cotidiano numa escola de Ensino Fundamental que se organiza em ciclo de uma rede municipal mineira. Fizemos anotações dos indícios sobre os usos dos tempos no cotidiano da escola, narrando-os e transformamos tais narrativas em crônicas, que compartilhamos com as professoras e gestoras da escola em rodas de conversa. Pretendemos problematizar os usos dos tempos neste cotidiano escolar. Considerando a complexidade que é a organização do tempo escolar, pode-se equacionar o tempo, estabelecendo uma relação harmoniosa entre a cronologia do relógio e a criação.

Palavras-chave : Tempo; Cotidiano; Escola; Ensino Fundamental; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )