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Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

GOHN, Maria da Glória Marcondes. Manifestações de protesto nas ruas no Brasil a partir de Junho de 2013: novíssimos sujeitos em cena. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.47, pp.125-146. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.047.DS06.

Este artigo analisa as especificidades e novidades presentes nas manifestações públicas em ruas e praças no Brasil a partir de Junho de 2013, do ponto de vista dos sujeitos participantes, segundo suas práticas, ideologias, utopias motivadoras, repertórios das ações, espaços / tempos de ocorrência, e impactos na sociedade e no governo. No início, contextualiza-se historicamente as manifestações, busca-se explicitar categorias centrais na temática tais como, povo, massa e multidão, assim como aborda as diferentes denominações que os novíssimos sujeitos em cena obtiveram, dados pela mídia ou por analistas. As demandas, objetivos e estratégias dos manifestantes são analisados no contexto de protestos sociais que tem a indignação como núcleo articulador. Destacam-se as manifestações de Junho de 2013 e a de Março de 2015. A fonte dos dados advém de arquivos sistematizados via diferentes mídias, entrevistas e pesquisa de observação direta em algumas das manifestações. Nas conclusões destaca-se o fato das manifestações inaugurarem um ciclo de lutas sociais com significados novos; de construírem novas lógicas às ações coletivas em espaços públicos, organizadas pelo ativismo digital no ciberespaço; e de serem fontes de aprendizagens, ensinamentos e produção de novos saberes, especialmente entre os jovens.

Palavras-chave : Manifestações Sociais; Protestos; Movimentos Sociais.

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