SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número47Manifestações de protesto nas ruas no Brasil a partir de Junho de 2013: novíssimos sujeitos em cenaUm diário de notas rasgado em pedaços: indisciplina e condutas de risco na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

PESCAROLO, Joyce Kelly  e  MORAES, Pedro Rodolfo Bodê de. O declínio da autoridade docente na escola contemporânea. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.47, pp.147-168. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.047.DS07.

O presente artigo tem como objetivo problematizar a questão da autoridade docente na escola atual tendo como campo de pesquisa 20 escolas públicas de Curitiba e região metropolitana, sendo 9 escolas estaduais e 11 municipais. Um dos temas recorrentes relatados como um grande problema da educação na atualidade pelos profissionais da área foi a perda de autoridade na relação com o alunado. Tal fato também pode ser verificado quando consideramos a bibliografia sobre o tema. Os autores apontam que uma das principais questões da escola contemporânea, no que tange à relação professor-aluno, está relacionada com o declínio da autoridade docente. O artigo busca compreender no que consiste a autoridade, diferenciando-a do autoritarismo. Busca também problematizar as relações de autoridade na escola, bem como as bases que as constituem. O trabalho de campo foi realizado durante três anos de observação participante nas escolas escolhidas pela pesquisa, o que possibilitou o acompanhamento das rotinas institucionais de forma intensa.

Palavras-chave : Educação; Autoridade Docente; Relação Professor-Aluno.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )