SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número47Um diário de notas rasgado em pedaços: indisciplina e condutas de risco na escolaPronatec como procedimento de in/exclusão da governamentalidade neoliberal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de  e  PEREIRA, Elson Bastos. Políticas públicas, estado e gestão escolar no Brasil: compassos e descompassos. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.47, pp.189-207. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.047.AO01.

A história humana nas transformações da sociedade contemporânea é marcada por descontinuidades apontadas através de inúmeras análises de estudiosos de cada tempo que tentam interpretar a realidade para apontar caminhos para a transformação. Sendo assim, as transformações hodiernas da contemporaneidade fazem surgir sem precedentes uma crise do modelo societário marcado por mudanças na experiência da vida humana. esse contexto, a questão é de como a educação poderá ter um papel decisivo enquanto política pública para novos processos de gestão escolar que estejam organicamente articuladas com a construção de novos processos sociais voltados para a humanização, a ética e a novos paradigmas quanto a convivência humana? Frente às aberturas proporcionadas pela própria LDB, podemos afirmar que a questão da gestão poderá ter modificações quantitativas e qualitativas e que a implementação destas modificações depende, em grande parte, do entendimento que os gestores têm de seu papel. Sabemos que as ações que podem e devem ocorrer no seio das instituições só terão repercussão se a escola, e seus agentes, modificarem o olhar para o seu papel quanto à formação do aluno e, por conseguinte, modificar a organização e estruturação das atividades curriculares em seu Projeto Pedagógico. Nosso objetivo é debater a gestão, procurando superar, por meio de uma outra cultura de formação do gestor, a falta de referencial teórico em aspectos fundamentais da sociedade, da civilização e da cultura. Podemos dizer ainda, que as perspectivas atuais estão mais abrangentes e englobam aspectos de totalidade na formação dos gestores.

Palavras-chave : Políticas Públicas e Gestão Escolar; Estado e Gestão; Educação e Gestão; Políticas e Escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )