SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número48Les enjeux da pesquisa em história da educação matemática nos anos iniciais escolaresDe Rui Barbosa a Ferdinand Buisson: una investigación sobre cómo enseñar el dibujo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

SILVA, Maria Célia Leme da. Saberes geométricos e o método analítico no final do século XIX. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.48, pp.301-319. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.DS02.

A presente investigação examina propostas de ensino de saberes geométricos para o curso primário no final do século XIX. De um lado, a adoção do método intuitivo significa o marco da renovação pedagógica do período e de outra parte, o método analítico é igualmente difundido no período, em especial para o ensino da leitura. Analisa-se o manual de ensino Primeiras lições de coisas de Calkins, traduzido por Rui Barbosa em 1886 e os artigos publicados na revista A Eschola Publica de 1896 e 1897, assinados por Oscar Thompson e Gomes Cardim. Busca-se responder: Como os saberes geométricos se apresentam nas respectivas propostas intuitivas no que diz respeito ao método analítico/sintético? O estudo conclui que Oscar Thompson adapta e traduz o manual norte americano em que se evidência a presença do método analítico, Gomes Cardim propõe lições de geometria com o método sintético e uma terceira posição de Calkins em seu manual, recomendando e enfatizando processos analítico e sintético simultaneamente.

Palabras clave : Saberes Geométricos; Método Analítico; Ensino Primário; História da Educação Matemática.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )