SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número48A escola primária idealizada por Sampaio Dória: como ensinar a Tabuada?A cultura escolar em conflito: ensino técnico e matemática moderna em Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

GONCALVES, Moysés. A Matemática na formação de professores primários no Espírito Santo (1890-1908). Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.48, pp.365-380. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.DS05.

O artigo tem por objetivo apresentar reflexões acerca da formação matemática de professores no Espírito Santo no início do século XX. Nos primeiros anos da República, o estado buscava desenvolver- se sócio e economicamente por meio de investimentos na educação. Destaca a participação do professor paulista Carlos Alberto Gomes Cardim, como personagem importante no processo de reformulação do Ensino Capixaba na primeira década do século XX. Utilizamos como fontes primárias Relatórios encaminhados ao governo pelas autoridades que respondiam pela Instrução Pública, Leis e Decretos referentes à educação nesse período. Ressalta as interferências das Reformas Educacionais na composição dos currículos e no Método de Ensino presente na formação de professores, que, em geral, acontecia nas Escolas Normais.

Palavras-chave : Formação de Professores; Matemática; Escola Normal; Espírito Santo.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )