SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número50Uma política de formação voltada aos professores iniciantes de Sobral - CEProfessores alfabetizadores: estudo sobre elementos do desenvolvimento profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

GARIGLIO, José Ângelo  e  REIS, Carolina Guimarães. Dilemas e aprendizagens profissionais de professores iniciantes de educação física. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2016, vol.16, n.50, pp.911-936. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS06.

Este texto relata alguns dos resultados de nossa pesquisa que teve como objeto de estudo central a análise dos processos de iniciação à docência de licenciados em Educação Física (EF). O estudo tem como objetivos identificar quais as percepções que professores de Educação Física iniciantes têm deste ciclo de desenvolvimento profissional; analisar como professores de Educação Física iniciantes pensam e atuam profissionalmente de forma a integra-se às situações de trabalho; entender como os professores iniciantes aprendem a ensinar nos primeiros anos de exercício profissional na escola. A pesquisa lançou mão dos seguintes instrumentos de coleta de dados: realização de entrevistas com docentes iniciantes e análise de casos de ensino confeccionados por meio de relatos escritos. Nosso estudo aponta para o caráter situado da iniciação à docência no qual se podem verificar singularidades de experiências e percepções sobre esse ciclo de desenvolvimento profissional. Esse caráter contextual da inserção profissional mostrou-se fortemente relacionado ao campo disciplinar (EF) a qual os professores pertencem.

Palavras-chave : Professores de Educação Física; Professores Iniciantes; Aprendizagem Docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )