SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número52Pedagogias de aprendizagem ativa e uso de TIC na educação superior: uma combinação possível?A docência no curso de pedagogia-licenciatura: o que dizem os professores sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

WOLLMANN, Dewey. Analytic hierarchy process suportando a avaliação por pares. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.52, pp.503-523.  Epub 02-Mar-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.052.ds09.

A avaliação pode ser um importante instrumento para complementar o processo de aprendizagem, principalmente quando se deseja desenvolver, em complemento ao conteúdo técnico, habilidades humanas, como é o caso dos estudantes dos cursos de Administração. Nesse contexto, a utilização de técnicas de metodologias ativas e de avaliação por pares merece destaque. O objetivo deste estudo é avaliar o uso da técnica de análise multicritérios denominada analytic hierarchy process para auxiliar a avaliação por pares. A ferramenta desenvolvida foi utilizada em um exemplo hipotético, com características de uma disciplina do curso de Administração de Empresas. O estudo, de modelagem quantitativa, foi desenvolvido segundo os modelos de Bertrand e Fransoo (2002) e Mitroff et al. (1974). Como resultado, foi possível identificar que a técnica permite, a partir de critérios predefinidos e hierarquizados, identificar os graus de desempenho dos estudantes de uma equipe de trabalho. Com essas informações, o feedback para os estudantes torna-se mais objetivo e efetivo.

Palavras-chave : Metodologias ativas; Avaliação por pares; Analytic hierarchy process.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )