SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número54Políticas Educacionais para a educação superior e os dilemas das licenciaturas: questões curricularesImpactos da formação pós-graduada dos professores em escolas portuguesas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

EYNG, Ana Maria; SANTOS, Marizete Santana dos  e  VOGEL, Paulinho. Interfaces curriculares na graduação para efetivação da educação em direitos humanos. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.54, pp.1163-1182.  Epub 26-Fev-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.054.ds05.

O trabalho de investigação que relatamos tem como objetivo discutir as tensões que incidem na configuração identitária nos currículos na educação superior, estabelecendo diálogos entre as políticas públicas, os direitos humanos e as juventudes no currículo. A análise, com ênfase nos direitos humanos, contempla referenciais das políticas, argumentos de Bobbio (2004); Candau et al (2013), Eyng (2014) e Santos (2010), em diálogo com as percepções de estudantes de 15 cursos da educação superior, que situam as contradições epistemológicas e políticas contemporâneas que subsidiam a reflexão sobre as forças definidoras das faces do currículo. Os resultados do estudo permitem destacar a ambígua fragilidade da inserção da educação em direitos humanos nos currículos diante da esmagadora força dos índices. A inclusão da educação em direitos humanos nos Projetos de curso ainda é muito pontual, mais atende a exigência do requisito legal do que expressa uma concepção pedagógica. Nesse cenário, a educação superior mais reforça a exclusão, a desigualdade pelos valores da competição e do individualismo do que a inclusão via diálogo com a igualdade e a diferença que constituem a diversidade que supõe o exercício dos valores da dignidade e da solidariedade.

Palavras-chave : Políticas Públicas; Educação Superior; Identidade; Currículo; Direito à Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )