SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número55A formação do professor nos cursos de licenciatura: o que dizem os professoresO Curso de Pedagogia: permanências e novas tensões índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

DIESEL, Aline; MARTINS, Silvana Neumann  e  REHFELDT, Márcia Jussara Hepp. Estratégias de compreensão leitora: uma proposta de atividades desenvolvidas sob a perspectiva das metodologias ativas de ensino. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2017, vol.17, n.55, pp.1662-1687.  Epub 11-Fev-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.055.ao03.

Este estudo se propõe a investigar como um acervo didático, elaborado à luz das metodologias ativas e voltado para o ensino de estratégias de leitura, pode contribuir para o aprimoramento da compreensão leitora de alunos do 5º e do 8º anos de uma escola municipal. Nesse viés, a pesquisa configurou-se em uma abordagem qualiquantitativa, em que os alunos foram submetidos a um pré e um pós-teste cloze, realizados antes e após a interação com um acervo didático. O tratamento dos dados coletados seguiu a avaliação quantitativa. Como resultados, constatou-se que, após a interação com o acervo didático, o percentual de evolução do 5º ano foi de 23,4%, ao passo que a evolução do 8º ano foi de 12,05%. Esses dados são significativos em relação ao pouco tempo de interação com o material, validando a pertinência do ensino de estratégias de compreensão leitora numa perspectiva das metodologias ativas de ensino.

Palavras-chave : Estratégias de leitura; Metodologias ativas de ensino; Acervo didático.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )