SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número58O uso do laptop em contexto escolar: um inventário das produções acadêmicas relacionadas ao PROUCAA fluência digital como possibilitadora de inclusão digital de crianças mediante ações em oficinas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

TREVISAN, André Luis; FONSECA, Maycon Odailson dos Santos da  e  PALHA, Sonia Abrantes Garcez. Proposição de tarefas com TDIC em aulas de Cálculo. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.58, pp.713-738.  Epub 06-Fev-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.058.ds06.

Considerando que o processo de elaboração, aplicação e refinamento de tarefas que façam uso de TDIC configura-se como uma importante atividade no âmbito do ensino, o objetivo deste texto é apresentar uma reflexão sobre os resultados de uma experiência de ensino na qual foi proposta uma tarefa com uso do Geogebra na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Para tanto, adota pressupostos da pesquisa baseada em design e apresenta uma análise retrospectiva de dados oriundos do trabalho com uma tarefa para exploração de ideias necessárias à compreensão do conceito de derivadas. Como resultado desta reflexão, evidencia-se uma suposta “falha” na interação entre os estudantes e o aplicativo, relacionada com aspectos do ambiente de aprendizagem, por sua vez inter-relacionados entre si, a constar: o enunciado da tarefa; a TDIC; a interpretação das ações, explicações e interação dos estudantes; a interação entre professor e estudantes no processo de formalização. Este resultado confirma a importância de uma análise integrada de experiências de ensino e permite apontar sugestões específicas para um melhoramento da interação entre os estudantes e o aplicativo em termos de elaboração da tarefa e do ambiente de ensino e de aprendizagem.

Palavras-chave : Ensino de Cálculo Diferencial e Integral; Tarefas matemáticas; TDIC; Ambiente de ensino e de aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )