Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
MIRANDA, Claudia Furtado de; MARTINS, Pura Lucia Oliver; VICENTIN, Ivana Suski e TORRA, Carlos Henrique Martins. A formação continuada dos professores da educação básica no contexto de um projeto político-pedagógico de matriz transdisciplinar. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2018, vol.18, n.59, pp.1465-1493. Epub 05-Fev-2020. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.059.ao08.
Este artigo trata do estudo de um projeto político-pedagógico de uma escola da rede particular da educação básica de Curitiba, que se fundamenta em uma matriz epistemológica transdisciplinar, apoiada no pensamento complexo. A investigação, via documentos institucionais e entrevista semiestruturada, realizou o exame das possíveis consonâncias e dissonâncias entre a vertente teórica que fundamenta o projeto político-pedagógico e o que se projeta como perfil dos professores que trabalham neste contexto de formação continuada. Verificamos que o projeto político-pedagógico apresenta boa estruturação em sua base teórica transdisciplinar, entretanto, a formação continuada dos seus professores pode não ser concretizada integralmente devido ao perfil exigido destes profissionais.
Palavras-chave : Formação continuada de professores; Pensamento Complexo; Transdisciplinaridade; Projeto Político-Pedagógico; Educação Básica.