SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número60Práticas docentes na Educação a Distância: um olhar sobre as áreas do conhecimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

FERREIRA, Jacques de Lima  e  CORREA, Ygor. Educação online e educação aberta: avanços, lacunas e desafios. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.60, pp.14-35.  Epub 04-Fev-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.060.ds01.

Este artigo apresenta o estado da arte da Educação online e da Educação aberta, a partir do mapeamento e da análise de pesquisas científicas, dissertações e teses, durante o período de 1996 a 2017. Este realiza um mapeamento e analisa as contribuições e as implicações presentes em pesquisas acadêmicas, possibilitando uma melhor compreensão do que essas investigações têm revelado. Esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa e faz uso do software Atlas Ti, para fins de operacionalização da análise de dados, assim como apoia-se na técnica de Análise de conteúdo. Enquanto objeto de estudo foram identificadas 88 teses e 256 dissertações, que foram coletadas na Biblioteca Digital Brasileira de teses e dissertações. A análise de dados permitiu identificar que em relação à Educação Online e à Educação Aberta as pesquisas têm enfatizado a importância da flexibilização da Educação para o processo de aprendizagem, bem como a utilização de diferentes recursos didáticos e tecnológicos, enquanto ferramentas que permitem o uso de metodologias interativas. Identificou-se também que a desmotivação dos participantes está associada à metodologia de ensino adotada.

Palavras-chave : Estado do Arte; Educação Online; Educação Aberta.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )