SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número60Educação a distância e inclusão: uma análise sob a perspectiva docenteMídias digitais no contexto da formação de professores indígenas no curso de Pedagogia EaD-MT: problema a ser dialogado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SCHNEIDER, Daniele da Rocha  e  FRANCO, Sérgio Roberto Kieling. Fluência tecnológica digital: necessidade emergente da docência na Educação a Distância. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.60, pp.76-96.  Epub 04-Fev-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.060.ds04.

Esse artigo analisa os reflexos da fluência tecnológica digital (FTD) dos professores na organização de atividades de ensino (AE), em cursos de graduação a distância oferecidos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no âmbito do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). A pesquisa constitui-se em um estudo de caso com abordagem qualitativa e quantitativa, na qual os dados foram coletados por meio de entrevistas, análise dos documentos oficiais dos cursos e observação dos ambientes virtuais. Os resultados revelaram baixa FTD dos professores nos cursos investigados. Além disso, a análise instiga a reflexão sobre a necessidade de melhoria das capacitações e formações docentes. A FTD pode qualificar o trabalho do professor no planejamento e implementação de AE no Moodle, envolvendo formação e motivação do professor, gestão do tempo, clareza epistemológica e conceitual para proposição de práticas pedagógicas coerentes com a modalidade de ensino.

Palavras-chave : Professor; Fluência Tecnológica Digital; Atividades de Ensino.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )