SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número60Saberes necessários à educação do futuro: Recursos Educacionais Abertos à luz do pensamento complexoInclusão digital e práticas de leitura em um telecentro de uma comunidade quilombola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

ZADUSKI, Jeong Cir Deborah; LIMA, Ana Virginia Isiano  e  SCHLUNZEN JUNIOR, Klaus. Ecossistemas da aprendizagem na era digital: considerações sobre uma formação para professores na perspectiva da educação inclusiva. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.60, pp.269-287.  Epub 04-Fev-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.060.ds12.

Esse artigo nasce como um convite à reflexão sobre as possibilidades de uma proposta de aprendizagem que não tenha como foco apenas o aprendiz, ou o seu ambiente formal de aprendizagem e sim, todo o ecossistema que permeia os processos formativos, com especial ênfase nas possibilidades de fomento à inclusão na educação a distância. Para tanto, compartilhamos um excerto de duas teses de doutorado em desenvolvimento, cujo eixo articulador é uma formação para professores elaborada em parceria entre duas universidades (uma no estado de São Paulo e uma na Flórida, EUA), fundamentada nos pressupostos da abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (SCHLÜNZEN, 2015). De natureza qualitativa, do tipo investigação-ação, o estudo tem o intuito de fomentar discussões sobre as possibilidades da educação a distância enquanto um espaço de encontro e inclusão. Os resultados iniciais demonstraram alguns dos benefícios tangíveis quando se trabalha em âmbito internacional e colaborativo, com base na Abordagem CCS, para a construção de ambientes de aprendizagem on-line. Embora se trate de um processo em desenvolvimento, acreditamos que o estudo é importante por fomentar discussões no que tange à promoção de ecossistemas de aprendizagem alicerçados no trabalho colaborativo, no respeito e na inclusão.

Palavras-chave : Inclusão; Educação a distância; Abordagem CCS.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )