SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número60Trajetórias e práticas pedagógicas entre professores de sociologiaO modelo de accountability e a política de avaliação da Educação Superior no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

ALVES, Francisco Regis Vieira. Didática profissional (DP) e a teoria das situações didáticas (TSD): uma perspectiva de complementaridade no Brasil. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.60, pp.328-361.  Epub 04-Fev-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.060.ao02.

O presente trabalho apresenta uma proposta teórica fortemente influenciada pelos campos de pesquisa franceses de didática profissional (DP) e, também, da didática da matemática (DM), em desenvolvimento no Brasil. Assim, com uma maior atenção ao professor de matemática, na formação inicial e continuada, o objetivo é determinar uma complementaridade e aplicação dos dois campos teóricos visando uma melhor compreensão e modelagem da atividade e dos elementos regulatórios da aprendizagem e da atividade profissional do professor. Além disso, enfatiza-se o uso da tecnologia para entender alguns conceitos básicos para (DP) e a (DM).

Palavras-chave : Didática Profissional; Teoria das Situações; Professor de Matemática.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Francês     · Francês ( pdf )