SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número60Didática profissional (DP) e a teoria das situações didáticas (TSD): uma perspectiva de complementaridade no BrasilPostura cartográfica en rutas de búsqueda índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

PAULA, Alisson Slider do Nascimento de; COSTA, Frederico Jorge Ferreira  y  LIMA, Kátia Regina Rodrigues. O modelo de accountability e a política de avaliação da Educação Superior no Brasil. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.60, pp.362-385.  Epub 04-Feb-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.060.ao03.

O presente texto busca a articulação da racionalidade neoliberal que se expressa na avaliação, da lógica da regulação como accountability e dos mecanismos que constituem a lógica da avaliação da educação superior, bem como definem os padrões de sua qualidade. Para trato metodológico, recorreu-se à utilização da abordagem qualitativa. Trata-se de uma pesquisa de tipo bibliográfica e documental. Constatou-se que o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior utiliza diversos mecanismos para operacionalizar a avaliação, com sua centralidade calcada no exame por desempenho como base dos processos regulatórios das Instituições de Educação Superior, além da utilização de indicadores classificatórios, comparativos e escalonais para a sistematização de dados para a constituição de rankings entre as instituições.

Palabras clave : Accountability; SINAES; Qualidade; Educação Superior.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )