SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número61Significações de Estética: desafios para a educação estética com base em um curso superior de DesignContribuição da inclusão digital na afirmação de sujeitos com deficiência intelectual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SANTOS, Rodrigo Otávio dos; MOSER, Alvino  e  LIMA, Thereza. Hipertexto como mediador pedagógico. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.61, pp.792-808.  Epub 31-Jan-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.061.ao04.

O hipertexto é, por definição, uma forma de escrita/leitura não-linear e não hierarquizada que permite o acesso ilimitado a blocos de informação ligados a palavras, partes de um texto ou imagens. No presente artigo tentaremos abordar algumas questões acerca do hipertexto e da sua utilização no processo de aprendizagem. Assim, durante o texto que se segue, definiremos hipertexto, discutiremos a questão da mediação na aprendizagem e o hipertexto como importante mediador na contemporaneidade. Entretanto, para que o hipertexto possa ser um bom mediador, discutiremos carga cognitiva e a forma como os jovens digitais se comportam no momento do aprendizado. Assim, o objetivo deste artigo é trazer algumas reflexões que, acreditamos, merecem ser consideradas e analisadas, para um melhor entendimento do fenômeno da aprendizagem mediada no século XXI. A metodologia é de cunho bibliográfico, procurando em autores subsídios para fundamentar o hipertexto como mediador da aprendizagem. Serão considerados os aspectos referentes à carga cognitiva dos hipertextos. Os principais resultados de nosso artigo, que se trata de um ensaio teórico, buscam promover uma perspectiva crítica em relação à carga cognitiva nos/dos discentes. Também analisamos criticamente as questões pedagógicas do hipertexto enquanto mediação para os jovens digitais.

Palavras-chave : Hipertexto; Carga Cognitiva; Mediação no ensino-aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )