SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número63A aprendizagem em tempos de Homo œconomicus cyberNecessidades psicológicas básicas na docência stricto sensu: estudo de caso comparado (Brasil - Estados Unidos) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

YAEGASHI, Solange Franci Raimundo; RUIZ, Nathália Fafarão  e  GASPARIN, João luiz. Formação de conceitos matemáticos em uma turma de 1º ano do ensino fundamental. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2019, vol.19, n.63, pp.1638-1663.  Epub 30-Jan-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.19.063.ao04.

Neste estudo temos como objetivo analisar o processo de apropriação de conceitos matemáticos a fim de compreender como ocorre seu aprendizado em uma turma de 1º ano do ensino fundamental. Buscamos responder à seguinte inquietação: como ocorre a mediação pedagógica durante o processo de ensino e aprendizagem da Matemática? Para tanto, analisamos um episódio no qual ocorreu a tentativa de ensino da sequência numérica e o traçado dos números. Participaram da pesquisa uma professora e 22 alunos, matriculados no 1º ano do ensino fundamental, em uma escola da rede privada de uma cidade do norte do Paraná. O estudo caracteriza-se como qualitativo, descritivo e interpretativo, inspirado na abordagem microgenética. Para a coleta de dados utilizamos a observação in loco, a videogravação das aulas e a anotação em diário de campo. Como suporte teórico-metodológico foiutilizadaa teoria histórico-cultural proposta por Vygotsky e Luria, bem como as reflexões sobre a linguagem elaboradas por Bakhtin e Volóchinov. O resultado da observação dinâmica de uma sala de aula nosmostrou o quanto são valiosas as práticas educativas de qualidade para a construção de conceitos, contudo nem sempre os professores estão preparados para realizar as mediações pedagógicas necessárias, visto que o ensino desvinculado da realidade dos alunos não colabora para a formação dos conceitos matemáticos. Nesse sentido, consideramos necessário um maior investimento na formação continuada dos professores a fim de que suas ações possam ser significativas e possibilitem o desenvolvimento das funções psicológicas superiores dos alunos.

Palavras-chave : Ensino e aprendizagem; Matemática; Mediação Pedagógica; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )