SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número68O trabalhador estudante em um curso de bacharelado e licenciatura em enfermagem: trajetórias e desafiosInvestigação matemática e educação financeira: manifestações de aprendizagem em um curso de licenciatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

ANGELO, Cristiane Malinoski Pianaro  e  MENEGASSI, Renilson José. Aspectos do estágio docente de Letras em Sala de Apoio à Aprendizagem em Língua Portuguesa. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.68, pp.461-486.  Epub 11-Maio-2021. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.068.ao08.

Com fundamentação nos pressupostos da perspectiva histórico-cultural advindos de Vygotsky e nas pesquisas sobre leitura e escrita desenvolvidas pela Linguística Aplicada no Brasil, este artigo descreve, discute e reflete sobre a abordagem de trabalho com as habilidades de leitura e de escrita, por uma professora em formação docente inicial, junto a alunos com dificuldades de aprendizagem. Também objetiva refletir sobre a mediação do professor formador nessa situação específica. O corpus constitutivo das análises são os relatórios de estágio de uma aluna de licenciatura em Letras-Português, de uma universidade pública do estado do Paraná, produzidos nas práticas de ensino em uma Sala de Apoio à Aprendizagem de Língua Portuguesa (SAALP), contexto em que realizou o trabalho de observação e atuação. As análises demonstram que, por meio das experiências docentes em SAALP, mediadas pelo professor supervisor, a estagiária apreende as principais dificuldades de leitura e de escrita dos alunos, assim como as estratégias e abordagens para trabalhá-las, como a contação de histórias, a leitura compartilhada, a ordenação e sequenciação de perguntas de leitura, para impulsionar processos de desenvolvimento das habilidades nesses alunos e em si própria, enquanto docente.

Palavras-chave : Perspectiva histórico-cultural; Formação docente inicial; Sala de Apoio à Aprendizagem; Leitura e escrita.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )