Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
ANGELO, Cristiane Malinoski Pianaro e MENEGASSI, Renilson José. Aspectos do estágio docente de Letras em Sala de Apoio à Aprendizagem em Língua Portuguesa. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.68, pp.461-486. Epub 11-Maio-2021. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.068.ao08.
Com fundamentação nos pressupostos da perspectiva histórico-cultural advindos de Vygotsky e nas pesquisas sobre leitura e escrita desenvolvidas pela Linguística Aplicada no Brasil, este artigo descreve, discute e reflete sobre a abordagem de trabalho com as habilidades de leitura e de escrita, por uma professora em formação docente inicial, junto a alunos com dificuldades de aprendizagem. Também objetiva refletir sobre a mediação do professor formador nessa situação específica. O corpus constitutivo das análises são os relatórios de estágio de uma aluna de licenciatura em Letras-Português, de uma universidade pública do estado do Paraná, produzidos nas práticas de ensino em uma Sala de Apoio à Aprendizagem de Língua Portuguesa (SAALP), contexto em que realizou o trabalho de observação e atuação. As análises demonstram que, por meio das experiências docentes em SAALP, mediadas pelo professor supervisor, a estagiária apreende as principais dificuldades de leitura e de escrita dos alunos, assim como as estratégias e abordagens para trabalhá-las, como a contação de histórias, a leitura compartilhada, a ordenação e sequenciação de perguntas de leitura, para impulsionar processos de desenvolvimento das habilidades nesses alunos e em si própria, enquanto docente.
Palavras-chave : Perspectiva histórico-cultural; Formação docente inicial; Sala de Apoio à Aprendizagem; Leitura e escrita.