SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número71Desafios dos professores de programação de computadores para promover a regulação dos alunos em atividades de aprendizagem invertida durante o COVID-19Currículos Outros, Sujeitos Outros: novas paisagens no território curricular a partir de uma narrativa-experiência docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

COLLINSON, Ivan; BARBOSA, Adérito  e  RIBAUE, Albertina. O exame de admissão ao ensino superior como indicador de qualidade entre os estudantes. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.71, pp.1839-1860.  Epub 26-Jan-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.071.ao01.

O uso de avaliações, testes e exames remonta a vários séculos antes da nossa era, sendo um mecanismo ou instrumento com diversas aplicações, quer no contexto educacional, quer no contexto mais amplo da vida em sociedade. Especificamente, no que se refere ao ensino superior, a importância atribuída aos exames, em especial de admissão ao ensino superior, é enquadrada no contexto das funções desempenhadas pelos exames, de forma geral, mas em particular, pela percepção de qualidade que daí advém. A literatura disponível e consultada para o efeito, bem como os resultados de um inquérito realizado a uma amostra de estudantes do ensino superior, em específico da Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique, ilustra que os estudantes têm uma percepção de qualidade do ensino superior, resultante do mecanismo de ingresso usado, neste caso o exame de admissão à que foram sujeitos. Com efeito, conclue-se também que a validade do instrumento, proveniente da concepção correcta dos exames, é um indicador de qualidade do futuro graduado.

Palavras-chave : Avaliação; Exame de admissão; Ensino superior; Qualidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )