SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número72A educação dialógica transformadora aliada à visão da complexidade: a experiência de escolarização aberta no Projeto CONNECTProdução científica sobre a prática do Qigong em contexto escolar: uma revisão de escopo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

REIKAVIESKI, Sandra Bernadete Pinto; SIMAO, Vera Lúcia  e  TOMIO, Daniela. A formação continuada de professores nas premissas da Ecoformação e suas implicações em uma escola: desafios em tempos pandêmicos. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.72, pp.34-60.  Epub 19-Set-2022. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.072.ds02.

Diante de questões sociais, ambientais, tecnológicas e econômicas provenientes de um mundo em constante transformação, como nesses tempos, faz-se necessário pensar uma escola que considere a humanização elemento indissociável da educação. Neste sentido, objetiva-se neste artigo compreender implicações de um percurso de formação continuada docente em uma escola no enfrentamento da pandemia, alinhado aos pressupostos teórico-metodológicos da “Ecoformação” e com premissas de uma Educação para o século XXI. Para isso socializa-se um percurso de pesquisa/formação continuada que aconteceu em uma escola do campo multisseriada, da rede pública municipal de ensino de Massaranduba- SC, envolvendo seu coletivo de cinco professores. Os instrumentos utilizados para geração de dados foram questionário, entrevista e depoimento e para análise empregou-se o software MAXQDA com o recurso de nuvem de palavras, valendo-se do método de análise de conteúdo. O referencial teórico pauta-se em Moraes (2010; 2015; 2018), Morin (2000; 2004), Nicolescu (1999), Torre (1997; 2005; 2009; 2019), entre outros. Com as interpretações pode-se concluir que as principais implicações da formação de professores em serviço, alinhada aos fundamentos da Ecoformação e às premissas da Educação para o século XXI, no enfrentamento da pandemia, consistiram nas dimensões do olhar acolhedor, criatividade, resiliência, formação crítica, motivação, cooperação e quebra de paradigma, além de possibilidade de transformação, sensibilidade e conexão, essenciais para os desafios apresentados.

Palavras-chave : Ecoformação; Educação para o século XXI; Escola; Formação Continuada.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )