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Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
CASSOL, CLAUDIONEI VICENTE; CANAN, SILVIA REGINA e VANI, JULIANA. Formação, tecnologias e políticas públicas: questões conceituais e estruturas sociais de poder. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.74, pp.1226-1251. Epub 19-Nov-2022. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.074.ds10.
Pensar a formação tecnológica a partir da crítica sociofilosófica, com lastro teórico dialético e hermenêutico, assentada em filósofos sociais contemporâneos, como Bauman, Foucault, Beck, Sennett, Camin, Freire, entre outros, e clássicos, como Rousseau e Bacon, amplamente reconhecidos, identificados nas temáticas das políticas públicas e do poder, embora com diferentes compreensões, é movimento central desse ensaio. O debate analisa o uso comum e naturalizado para os termos políticas públicas, formação e tecnologia e os problematiza etimologicamente para ampliar as compreensões conceituais e suas imbricações com o poder. Para as políticas públicas, discute-se a ação do Estado e sua constituição enquanto instituição do povo, de fundamento republicano, responsabilidade das três esferas de poder - executivo, legislativo e judiciário - corresponsáveis na gestão pública e na segurança da implementação e desenvolvimento das políticas. A formação tecnológica é compreendida como política pública de responsabilidade dos setores educacionais - universidades e escolas - que devem estar atentos para as guinadas constantes, voláteis e diluídas do mercado capitalista enquanto centralizador e manipulador de dados, informações, ideias e comportamentos e não deslindar para a lógica do treinamento. Formar com as tecnologias para o desenvolver da humanidade em cada indivíduo e da coletividade preocupada com a condição humana é central nesta tematização que alerta sobre o perigo de formar para a tecnologia com o sentido que lhe atribui o atual mercado consumista.
Palavras-chave : Políticas Públicas; Estado; Formação; Tecnologia; Filosofia Social..