Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
TATSCH, EDENILSON e FOSSATTI, PAULO. Aprendizajes generados en una red de educación católica chilena desde la colaboración entre directivos escolares y coordinadores pedagógicos. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2022, vol.22, n.74, pp.1294-1315. Epub 19-Nov-2022. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.22.074.ao03.
No Chile, foi implementado um conjunto de políticas educacionais que promovem a colaboração entre instituições públicas de ensino como fator (chave) para a melhoria escolar. Porém, são poucos os estudos que revelam o aprendizado que gera entre os atores que participam da rede e que repercute nas diversas áreas das comunidades educativas. Este estudo tem como objetivo identificar que aprendizagens se gerou em uma rede de educação católica do Chile, a partir das instâncias colaborativas que realizam os gestores escolares. Se realiza um estudo de casos com enfoque qualitativo recolhendo dados através de entrevistas individuais semi-estruturadas, grupos focais e observações de reuniões. Os resultados obtidos reforçam a ideia de que trabalhar juntos contribui para a criação, tanto de uma cultura como de uma comunidade de aprendizagem, potencializando o sentido de pertença das pessoas com a instituição. Se conclui que quando são gerados laços de confiança entre os gestores, se compartilham experiências e as mesmas se tornam aprendizagens explícitas, que em muitos casos se transformam em estratégias para facilitar a conquista de metas locais e institucionais, e o mais importante, gerando novo conhecimento, específico ao contexto.
Palavras-chave : Liderazgo educativo; Cultura colaborativa; Comunidad de aprendizajes; Nexos de colaboración..