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Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
ROMANOWSKI, Joana Paulin e FONTANA, Maria Iolanda. Menga Lüdke e a pesquisa na formação de professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2024, vol.24, n.80, pp.27-45. Epub 29-Abr-2024. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.24.080.ds02.
A questão que orienta o estudo apresentado considera as contribuições de pesquisadoras brasileiras no campo da formação de professores para uma possível composição da teoria nesse campo. O artigo focaliza as pesquisas e proposições de Menga Lüdke, precursora na defesa da prática de pesquisa no processo de formação docente para o desenvolvimento e profissionalização dos professores da educação básica. A metodologia do estudo, de abordagem qualitativa, recorre à perspectiva da história de vida, considerando dados biográficos e produção acadêmica de Lüdke, em que o currículo Lattes constituiu o ponto de partida e foi complementado por entrevista. As reflexões realizadas indicam o intenso envolvimento de Lüdke com a produção de referenciais relativos à socialização docente, valorizando a pesquisa realizada por professores da educação básica sobre suas práticas. A abrangência dos estudos de Lüdke sobre o professor e a pesquisa, no campo da formação de professores, ressaltam as investigações a respeito do cotidiano das escolas e o entendimento de que os professores contribuem para a compreensão da realidade concreta da prática pedagógica. A pesquisa, incorporada ao processo de formação e do trabalho do professor, eleva o estatuto de sua profissionalidade, ao assumir papel ativo frente aos problemas da educação.
Palavras-chave : Pesquisa na formação de professores; Estudos biográficos; Menga Lüdke; Profissionalização docente; Pesquisa no trabalho do professor..