Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
CARTAXO, Simone Regina Manosso. Formação de professores e docência no ensino superior: contribuições de Maria Isabel Cunha. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2024, vol.24, n.80, pp.59-73. Epub 29-Abr-2024. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/1981-416x.24.080.ds04.
Este artigo tem como objetivo relacionar elementos da biografia e da produção da pesquisadora Maria Isabel Cunha, da Universidade Federal de Pelotas - UFPel com suas considerações sobre a formação de professores, a fim de levantar contribuições de sua trajetória intelectual e profissional para a formação de professores e de professoras. Parte-se da realização de entrevista com a pesquisadora e da pesquisa bibliográfica (SALVADOR, 1978; BARDIN, 1977; LIMA; MIOTO, 2007) sobre sua produção intelectual. Da entrevista e da análise emergem temas principais para o campo da formação de professores: a humanização; o ensino; os saberes da prática; e a profissionalização. A síntese final integra o aspecto da intelectualidade na trajetória da pesquisadora.
Palavras-chave : Formação de professores; Mulheres pesquisadoras; Ensino na universidade..