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Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

FERNANDES, Maria Elcy  e  RESENDE, Marilene Ribeiro. As interfaces entre a subjetividade e a docência no curso de Psicologia. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2024, vol.24, n.81, pp.734-751.  Epub 21-Out-2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.24.081.ao01.

A docência é uma atividade complexa, contextual, dinâmica e relacional, na qual estão presentes as emoções e diferentes saberes. O presente artigo resulta de pesquisa que teve como objetivo compreender os sentidos do ser docente no curso de Psicologia, na construção de um espaço relacional de ensino-aprendizagem, que ultrapasse o saber técnico, buscando interfaces entre subjetividade e docência. Fundamenta-se na teoria da subjetividade desenvolvida por González Rey e nos aspectos interpsíquicos e intrapsíquicos propostos pela Psicanálise contemporânea. A metodologia é de natureza qualitativa. A pesquisa foi realizada com seis docentes do curso de Psicologia de Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, situadas no Triângulo Mineiro e Noroeste do estado de São Paulo. Para a coleta de dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada com caráter exploratório. A análise de dados foi feita segundo os princípios e os procedimentos dos “Núcleos de Significação” propostos por Aguiar e Ozella. Verifica-se que existe uma relação amorosa e libidinal entre esses professores e seus alunos: na inspiração, na empatia, no prazer, no sofrimento, na relação consigo mesmo e na relação que estabelecem com os alunos. Nos relatos dos entrevistados, encontram-se sofrimentos psíquicos paralelamente a aspectos de vitalidade. Concluindo, compreende-se que o sentido da docência se foi constituindo entrelaçado à constituição de uma subjetividade individual, inseparável de uma subjetividade social, predominando nas relações aspectos dos vínculos amorosos, que produziram reconhecimento e identificação.

Palavras-chave : Sentidos subjetivos; Ser professor; Ensino Superior..

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