SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número17A educação superior no Brasil e o caráter de desigualdade do acesso e da permanênciaA questão do ensino religioso na União Européia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

BONETI, Lindomar Wessler. Análise crítica dos fundamentos teóricos da educação inclusiva. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2006, vol.06, n.17, pp.113-124. ISSN 1981-416X.

Trata-se de uma análise crítica dos fundamentos teóricos e conceituais que sustentam o discurso da “educação inclusiva”, discutindo os conceitos chaves envolvidos na formulação deste discurso, como é o caso da exclusão, da cidadania, da desigualdade e da diferença, na perspectiva de se diferenciar tipos de ações educacionais que produzem mesmo o que se poderia chamar de “inclusão social”, de atividades que assim são denominadas, mas que na verdade se resumem em meros procedimentos burocráticos. Argumenta-se, neste texto, que, em geral, as instituições públicas não absorveram a evolução conceitual e teórica processadas na academia em relação a significações envolvidas no discurso da “educação inclusiva”, carecendo de revisões.

Palavras-chave : Educação; Inclusão; Desigualdade; Cidadania.

        · resumo em Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )