SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número18História do ensino da matemática em Portugal: constituição de um campo de investigaçãoO movimento da matemática moderna no Brasil: encontro de certezas e ambigüidades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

VALENTE, Wagner Rodrigues. A matemática moderna nas escolas do Brasil: um tema para estudos históricos comparativos. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2006, vol.06, n.18, pp.19-34. ISSN 1981-416X.

Este artigo tem por objetivo defender a necessidade de realização de estudos históricos comparativos, a fim de que seja possível compreender a herança deixada nas práticas pedagógicas do ensino de matemática no Brasil, pelo chamado Movimento da Matemática Moderna. O texto considera referenciais teórico-metodológicos da história cultural, a partir dos quais justifica a necessidade de que sejam realizadas investigações em diferentes cidades brasileiras nas quais foram criados grupos de divulgação e pesquisa da matemática moderna.

Palabras clave : Movimento da Matemática Moderna; Estudos Históricos Comparativos; Matemática Escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )