SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número18A matemática moderna nas escolas do Brasil: um tema para estudos históricos comparativosMovimento da matemática moderna: possíveis leituras de uma cronologia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

BURIGO, Elisabete Zardo. O movimento da matemática moderna no Brasil: encontro de certezas e ambigüidades. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2006, vol.06, n.18, pp.35-47. ISSN 1981-416X.

O texto analisa o discurso veiculado por protagonistas do movimento da matemática moderna em São Paulo, nos anos 60, considerando esse discurso como expressão de crenças, valores e objetivos e como instrumento para busca de adesão e apoio ao movimento. São examinadas as identificações que permitiram o convívio de diferentes práticas e visões sobre o ensino e a aprendizagem e diferenças que ficaram encobertas pelas ambigüidades do discurso veiculado. O texto argumenta que essa combinação de identificações e diferenças é relevante para a compreensão do alcance do movimento, em termos de divulgação de idéias e mobilização de professores.

Palabras clave : Matemática Moderna; Ensino de Matemática; História da Educação Brasileira.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )